CEFET-MG suspende aulas presenciais em BH devido a falta de água na Grande BH
O problema no abastecimento ocorreu após a queda de um animal de grande porte em uma adutora do sistema

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) suspendeu todas as aulas e atividades administrativas presenciais nos campi de Belo Horizonte nesta quarta-feira (6) devido à interrupção no abastecimento de água causada por um incidente em uma adutora do Sistema Rio das Velhas, operado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
A suspensão vale para os campi Gameleira, Nova Gameleira e Nova Suíça. Segundo a instituição, as atividades administrativas seguem de forma remota, em caráter excepcional.
O problema no abastecimento ocorreu após a queda de um animal de grande porte em uma adutora do sistema, situação que afetou centenas de bairros da capital mineira e cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A instituição informou que a decisão foi tomada para garantir a segurança e o bem-estar de estudantes, professores, servidores e demais integrantes da comunidade acadêmica, além de atender à recomendação de uso consciente da água.
Ainda conforme o comunicado, a paralisação temporária da Estação de Tratamento de Água responsável por cerca de 40% do abastecimento da região impactou diretamente o funcionamento das unidades.
O CEFET-MG afirmou que novas orientações sobre o retorno das atividades presenciais serão divulgadas pelos canais oficiais da instituição, conforme a normalização do abastecimento. A Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGEP) também formalizou o trabalho remoto excepcional para os servidores lotados nos campi de Belo Horizonte.
Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias Turismo e Emprego e Concursos.



