Cães farejadores ajudam a encontrar 'pontos de calor' durante resgates em MG
Trabalhos na Zona da Mata conta com reforço durante operações na busca por vítimas

As buscas por desaparecidos seguem nesta quarta-feira (25) após a tragédia causada pela chuva na Zona da Mata Mineira e uma das estratégias utilizadas pelo Corpo de Bombeiros é a presença de cães farejadores que ajudam a criar “pontos de calor” para ajudar a encontrar vítimas.
“As estratégias de busca são justamente em aplicar os cães em alguns pontos pra gente ter 'pontos de calor' aqui, pontos de interesse para busca manual”, explica o porta-voz dos Bombeiros, tenente Henrique Barcelos, em entrevista à Itatiaia.
Pelo menos 208 pessoas foram resgatadas com vida pelo Corpo de Bombeiros nas cidades da Zona da Mata mineira atingidas pelas fortes chuvas. As equipes seguem mobilizadas nesta quarta-feira em operações de busca, com nove frentes de trabalho na região.
Leia também:
- ‘Perdi tudo': morador chora e tenta recomeçar após tragédia em Ubá
- Após trégua da chuva na Zona da Mata, buscas avançam, mas risco ainda preocupa autoridades
- Vídeo mostra cenário de destruição em Ubá um dia após chuva histórica
Conforme atualização das 8h, 33 pessoas permanecem desaparecidas, sendo 31 em Juiz de Fora e duas em Ubá.
Em Juiz de Fora, são 30 óbitos confirmados, cinco deles localizados na madrugada desta quarta-feira.
As vítimas mais recentes foram encontradas nos bairros Paineiras (uma), Esplanada (três) e Vila Ideal (uma). Em Ubá, foram confirmadas seis mortes. Matias Barbosa não registrou óbitos.
Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades.





