Belo Horizonte
Itatiaia

BH registra chuva forte na tarde desta terça (19); veja recomendações

Segundo a Defesa Civil, todas as regiões da capital mineira registraram chuva; a previsão indica que pode chover de 40 a 60 mm na capital mineira, até até 8h desta quarta-feira (20)

Por
Nesta terça-feira (5), BH registrou chuvas em diferentes períodos do dia • Enzo Menezes/ Itatiaia

Após uma manhã de calor intenso, chove forte em Belo Horizonte na tarde desta terça-feira (19). Segundo a Defesa Civil, a previsão indica que pode chover de 40 a 60 mm na capital mineira, até até 8h desta quarta-feira (20).

Todas as regiões de BH registram chuva na tarde desta terça. A regional Barreiro e Oeste foram as primeiras a registrem chuva extremamente forte. Também houve registro de chuva leve na região Centro-Sul, que já ultrapassou 105% do esperado para o mês de março.

Três recordes em uma semana

A capital mineira ‘ferve’ com a onda de calor dos últimos dias. Belo Horizonte bateu três recordes de temperatura em menos de uma semana, segundo a Defesa Civil municipal, e marcou inclusive o dia mais quente da história para o mês de março. No domingo (17), os termômetros chegaram a 35,3ºC, assinalando também o dia mais quente de 2024 - pelo menos até agora.

Recomendações da Defesa Civil

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

*Sob supervisão de Enzo Menezes

Participe dos canais da Itatiaia:

Por

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde