BH recebe nova remessa de vacinas contra Covid-19 e retoma imunização
Vacinação foi retomada mas, por enquanto, fica restrita às crianças

Depois de ter os estoques de vacinas contra a Covid-19 zerados e atingir a marca de 100 mortes pela doença em 2024, Belo Horizonte recebeu 1,9 mil doses do imunizante e vai retomar a vacinação.
Porém, neste momento, somente as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias poderão se vacinar. Os pequenos poderão receber a dose a partir desta sexta-feira (6), em 18 centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.
O que é preciso para vacinar?
Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacina.
A PBH explica que a estratégia de distribuir as vacinas em menos unidades "tem como objetivo evitar a perda de doses já que, após a abertura do frasco, o imunizante tem validade de 19 horas". Além disso, o município "segue aguardando o envio de novas remessas". O endereço dos centros de saúde em que as vacinas estão sendo ministradas estão neste link.
Leia mais:
- Governo Lula e Secretaria de Saúde de Minas travam ‘guerra de narrativas’ sobre falta de vacinas
- Anvisa atualiza composição de vacinas contra a Covid-19; veja quais
- BH segue sem vacinas para covid-19 e catapora nos postos; não há previsão para chegada de novas remessas
Os exames, que são gratuitos, podem ser feitos de segunda a sexta-feira. As marcações são realizadas, exclusivamente, por meio do portal da Prefeitura ou PBH APP. Após o agendamento, o cidadão deve comparecer à unidade no horário informado.
O município também disponibiliza atendimento por meio das teleconsultas. O serviço é ofertado para a população a partir de um ano de idade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
BH chega a 100 mortes por Covid-19 em 2024
Belo Horizonte registrou a centésima morte por Covid-19 em 2024, segundo o último boletim epidemiológico divulgado, no dia 27 de novembro. De acordo com o documento, entre os dias 21 e 27 de novembro, 201 pessoas testaram positivo para o vírus na capital. Ao todo, BH já soma 10.662 infectados neste ano.
O boletim epidemiológico ainda revela que na semana entre o dia 21 e 27 de novembro, 25% dos testes de Covid-19 realizados na capital deram positivo. Na semana anterior, de 13 a 21 de novembro, 32% dos testes positivaram. Essa é a maior taxa de positivos desde fevereiro deste ano. Em meio a alta de infecções por Covid-19 na cidade, os estoques da vacina contra a doença estavam zerados.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (5), a PBH informou que "no momento, não há alta procura por atendimento nas unidades da rede SUS-BH e nem elevação na demanda por internações hospitalares e leitos de UTI devido aos casos de Covid-19".
*Sob supervisão de Lucas Borges
Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.



