Belo Horizonte
Itatiaia

BH deve ter quinta (19) com chuva de moderada a forte a qualquer hora; veja a previsão

Defesa Civil alerta para risco geológico em regiões de BH após volumes elevados de chuva nas últimas horas

Por
BH tem chuva acima da média em mais da metade das regionais em janeiro; veja lista • Arquivo pessoal

A previsão do tempo para esta quinta-feira (19) indica céu nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente a partir da tarde, em Belo Horizonte. As informações são da Defesa Civil da cidade.

O órgão atualizou o alerta de risco geológico na capital. Por causa da chuva registrada nas últimas horas e da previsão de continuidade, há risco geológico forte nas regionais Noroeste e Centro-Sul, e risco moderado nas regionais Oeste, Pampulha e Barreiro. O alerta vale até sexta-feira (20).

Belo Horizonte registrou, em apenas 12 horas, volumes de chuva equivalentes a mais de um terço da média prevista para todo o mês de fevereiro em algumas regiões. Os dados consideram o acumulado entre a noite de quarta-feira (18) e 5h30 desta quinta.

As regionais Barreiro e Centro-Sul foram as mais atingidas. No Barreiro, choveu 62,6 mm, o que representa 35,2% da média mensal.

Na Centro-Sul, o acumulado foi de 59 mm (33,2% do esperado para fevereiro). Também se destacam Noroeste (53,6 mm – 30,2%), Pampulha (50,2 mm – 28,2%) e Oeste (50 mm – 28,1%).

Minas Gerais

Em Minas Gerais, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quinta-feira será marcada pelas típicas pancadas de verão.

Uma área de baixa pressão formada no litoral da região Sudeste mantém o tempo instável, favorecendo chuvas e trovoadas, inicialmente no Oeste e Centro-Sul do estado.

Nos próximos dias, a permanência desse sistema deve espalhar as instabilidades para outras regiões mineiras.

A previsão aponta céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Central Mineira.

Nas demais regiões, o céu fica parcialmente nublado, com possibilidade de chuva isolada.

As temperaturas no estado seguem estáveis, com máximas entre 33 °C e 35 °C.

Por

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.