BH deve registrar chuva novamente nesta segunda-feira (23); confira a previsão
Cinco regiões da capital mineira ainda não viram precipitação, após cinco meses de estiagem; Barreiro registrou maior acumulado
A chuva, mesmo que tímida, foi comemorada por moradores de Belo Horizonte. Após ondas de calor e tempo seco, a expectativa da população é que o clima fique mais ameno. Nesta segunda-feira (23), o céu deve ficar claro a parcialmente nublado, com possibilidade de trovoadas ocasionais, a partir da tarde, conforme a Defesa Civil da cidade.
A notícia é boa, já que cinco regionais da capital ainda não vieram a tão esperada chuva. Conforme o balanço divulgado nesta pelo órgão, as regionais Leste, Nordeste, Norte, Pampulha e Venda Nova não registraram precipitação nos últimos dois dias.
Leia também: Incêndio atinge mata próxima à Av. Raja Gabaglia, em BH, e assusta moradores na noite deste domingo (22)
No Barreiro, choveu 4,2 milímetros, ou seja, 8,5% do esperado para todo o mês. A média de climatológica de setembro é de 49,2 milímetros. Na Centro-Sul e na Noroeste, foram 0,8 (1,6%). Na Oeste, a precipitação foi rápida: a regional registrou 0,6 milímetros (1,2%).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital mineira ficou 155 dias sem chuva em 2024, em uma seca que durou de 19 de abril a 21 de setembro. Essa foi a segunda maior estiagem registrada na história da capital. O recorde foi em 1961, quando BH ficou 198 dias sem chuva.
Hoje, a umidade relativa do ar mínima em torno de 30%, à tarde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
A máxima prevista é de 32 °C.
Acumulado de chuva em setembro até 6h desta segunda-feira (23)
Barreiro: 4,2 (8,5%)
Centro Sul: 0,8 (1,6%)
Leste: 0,0 (0%)
Nordeste: 0,0 (0%)
Noroeste: 0,8 (1,6%)
Norte: 0,0 (0%)
Oeste: 0,6 (1,2%)
Pampulha: 0,0 (0%)
Venda Nova: 0,0 (0%)
Média climatológica de setembro: 49,2 mm
Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.



