BH assina documento e avança na candidatura de parque à Unesco
Entre as ações, está a formalização de um acordo com a Fundação Oscar Niemeyer para promover o conjunto arquitetônico da Pampulha, além da entrega de uma carta que oficializa o interesse na candidatura do Parque das Mangabeiras

Belo Horizonte deu mais um passo rumo à projeção internacional de seus principais patrimônios naturais e culturais neste sábado (21). Durante o "Seminário Internacional Territórios Hídricos: reconectando pessoas e natureza por meio da água", realizado no Museu de Arte da Pampulha, foram assinados protocolos voltados à valorização do Conjunto Moderno da Pampulha e à candidatura do Parque das Mangabeiras como Geoparque da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Entre as ações, está a formalização de um acordo com a Fundação Oscar Niemeyer para promover o conjunto arquitetônico da Pampulha, além da entrega de uma carta que oficializa o interesse na candidatura do parque. A proposta busca reconhecimento internacional para o Parque das Mangabeiras, que abriga parte da Serra do Curral.
O evento reuniu autoridades e representantes de instituições nacionais e internacionais, incluindo o secretário de Meio Ambiente, João Paulo Mena Barreto, membros da Organização das Nações Unidas e da Unesco, além do presidente da Fundação Oscar Niemeyer.
Em entrevista, o secretário municipal de Meio Ambiente destacou a importância da iniciativa para a preservação ambiental e valorização do território. Segundo ele, o reconhecimento como geoparque tem como objetivo garantir a conservação das características naturais da região para as atuais e futuras gerações.
O secretário também afirmou que já estão em andamento medidas para fortalecer a candidatura. Entre elas, a determinação da prefeitura de impedir novas ações de degradação na Serra do Curral, além de iniciativas voltadas à recuperação de áreas já impactadas.
A expectativa é de que o processo de candidatura consolide Belo Horizonte como referência em sustentabilidade e preservação ambiental no cenário internacional.
Laura Gorino é mineira e jornalista formada pela UFOP. Atualmente como repórter multimídia na Itatiaia, com passagem prévia pela filial da rádio em Ouro Preto.



