Belo Horizonte volta a ter chuva após cinco meses
Capital mineira encerra segunda seca mais prolongada da história

Após 155 dias de estiagem, Belo Horizonte voltou a registrar chuva neste sábado (21). De acordo com a Defesa Civil da capital, não chovia na cidade desde 18 abril, período em que BH enfrentou seguidas ondas de calor, baixos índices de umidade relativa do ar e várias queimadas.
Leia mais:
- Fim da seca em BH? Defesa Civil divulga alerta para pancadas de chuva na capital mineira neste sábado (21)
- Previsão do tempo: Belo Horizonte pode ter chuva neste sábado (21) após cinco meses de estiagem
- Com previsão de chuva para BH, Inmet faz alerta de ‘perigo potencial’ para 273 cidades de MG
Moradores dos bairros Padre Eustáquio, Belvedere, São Pedro, Região Hospitalar e Floresta relataram a ocorrência de chuva à Itatiaia. Na tarde deste sábado, a chuva também chegou às cidades, como Brumadinho, Nova Lima, Moeda e Pouso Alegre, e, em algumas delas, houve, inclusive, a ocorrência de granizo.
A chuva chega um dia antes do início da primavera, estação que começa oficialmente domingo (22). A previsão é de chuva mais frequente e acima da média para a estação, com retorno de frentes frias e atuação de áreas alongadas de baixa pressão, que favoreçam a formação de sistemas de instabilidade e trarão um alívio para a seca prolongada.
Inmet
A contagem da seca em BH feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem um dia de diferença em relação ao dado da Defesa Civil. O Inmet não registra chuva desde 19 de abril. É a segunda maior estiagem registrada na capital nos últimos 61 anos.
A seca atual não supera apenas o período registrado em 1961, quando BH ficou 198 dias sem chuva.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está como editor de Cidades, Brasil e Mundo.
Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento




