Após incêndio, alunos do Instituto de Educação retornam às aulas
Parte dos alunos foi realocada para prédio na rua dos Guajajaras, no Centro de BH

Os alunos do Instituto de Educação de Minas (IEMG) voltam às aulas nesta segunda-feira (27) em Belo Horizonte após o incêndio que destruiu duas salas e um corredor de acesso do prédio histórico na semana passada.
Estudantes serão divididos e alunos do ensino médio terão que ir para o prédio do antigo Centro Universitário Una, na rua dos Guajajaras, 175, no Centro. "É perto, mas tem que dar uma caminhada. Dá para chegar no horário", disse o aluno Gustavo Oliveira, de 16 anos. Apesar do deslocamento, ele comemorou o retorno. "Graças a Deus as aulas já estão voltando. Foi rápido, vamos seguir o ano", completou.
Uma militar do Corpo de Bombeiros e representante da Secretaria Estadual de Educação estão presentes para orientar os alunos na retomada.
Na última quarta (22), o secretário Estadual de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, afirmou à Itatiaia que o colégio já estava em processo de revitalização mesmo antes do incêndio. Segundo o secretário, o prédio anexo já passou por uma reforma de R$1 milhão, e o restante do edifício, que é tombado, deverá passar por uma reforma avaliada em R$30 milhões.
Entenda o caso
O instituto foi atingido com um incêndio de grandes proporções, mas não teve a estrutura abalada. 40 vítimas precisaram de atendimento.
Um adolescente confessou ter incendiado o colégio. À Polícia Militar (PM), a mãe do jovem contou que o filho estava fumando durante o recreio e jogou o cigarro fora, que acabou caindo em cima de um material de plástico que se incendiou.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do Instituto estava aprovado, mas em processo de regulamentação.
O órgão explicou que, para que haja a regularização, é necessário que a edificação tenha o AVCB - documento que certifica que uma edificação cumpra com todas as medidas de segurança contra incêndio e pânico para o seu funcionamento.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.