Itatiaia

Pesquisadores descobrem espécie de ave da Caatinga que surgiu a partir de oscilações climáticas

Indivíduos da nova espécie, até então, eram considerados parte de outro grupo de pássaros

Por
Fêmea da nova espécie (<i>Sakesphoroides niedeguidonae</i>) • Pablo Cerqueira

Pesquisadores descobriram diferenças genéticas, de plumagem e de canto entre um grupo de aves da Caatinga conhecidas como choca-do-nordeste. A partir de dados genéticos inéditos, os investigadores constataram a divisão do grupo em duas espécies distintas.

Com análise de 1079 aves, a pesquisa incluiu 92 exemplares preservados em museus e 987 fotografias digitais, além de 115 gravações sonoras e 58 amostras de material genético. Foram estudados 568 registros de ocorrência, permitindo a estimativa da história genética e das relações de parentesco entre as linhagens.


Exemplar de <i>Sakesphoroides cristatus</i>A equipe descobriu ainda dois padrões distintos no canto das aves, correlacionados com diferenças na plumagem das fêmeas, e uma variação genética entre os grupos.

Os achados chamam atenção para a diversidade da Caatinga. “Estamos vendo que a Caatinga tem espécies ainda não descritas de todos os grupos e, quanto mais frequente for a incorporação de dados moleculares nos estudos, maior é a chance de encontrar novas espécies”, comenta Alexandre Aleixo, pesquisador do Instituto Tecnológico Vale (ITV-DS) e autor do artigo

A partir da hipótese de diversificação da Caatinga mediada pelo rio São Francisco e das oscilações climáticas históricas, o grupo planeja continuar testando esses padrões em outras espécies com distribuição similar. “Queremos também trabalhar com genomas completos em torno dessa nova espécie e entender melhor como é a relação com a espécie irmã quando elas se encontram”, conclui Aleixo.

* Sob supervisão de Enzo Menezes

Por

Pablo Paixão é graduado em Jornalismo, pela UFMG, e em Cinema e Audiovisual, pelo Centro Universitário UNA BH. Tem experiência em diferentes áreas da comunicação e marketing. Com passagem pela TV UFMG, na Itatiaia atuou inicialmente nas editorias de Entretenimento, Cultura e Minas Gerais. Atualmente, colabora com as editorias Pop e Carnaval.

 

 

Belo Horizonte