Mulher desaparece após ir à casa do ex-companheiro e é encontrada morta em cova na Bahia
Edna Barbosa da Silva, de 41 anos, havia terminado relacionamento com homem de 43 anos, que foi preso durante a investigação; polícia apura possibilidade de feminicídio

A servidora pública municipal Edna Barbosa da Silva, de 41 anos, foi encontrada morta nessa quarta-feira (19) após desaparecer na cidade de Santa Maria da Vitória, no Oeste da Bahia. Ela havia ido à residência do ex-companheiro, de 43 anos, na segunda-feira (17), para buscar seus pertences e cobrar uma quantia em valor que o homem a devia, mas não foi mais vista depois de entrar no imóvel. Conforme informações divulgadas pelo Portal g1, os restos mortais da mulher foram encontrados queimados, em estado de decomposição e enterrados em uma cova rasa.
O homem foi preso no mesmo dia em que a vítima foi encontrada, nessa quarta-feira (19), durante as investigações. A Polícia Civil da Bahia apura a possibilidade de feminicídio e de ocultação do corpo. Edna e o suspeito mantiveram um relacionamento por cerca de sete meses, encerrado recentemente pela mulher. Segundo a Polícia Civil, o retorno dela à residência ocorreu justamente para retirar os objetos pessoais que ainda estavam no local.
Durante as diligências, os investigadores analisaram depoimentos, imagens de câmeras de segurança, levantamentos de campo e exames periciais. As informações reunidas apontaram contradições na versão apresentada pelo suspeito e levaram a polícia a considerar a possibilidade de que Edna tenha sido morta e que seu corpo tenha sido ocultado.
Contradições na versão do suspeito
De acordo com o delegado Alexandre Haas, coordenador da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (26ª Coorpin), imagens de câmeras de segurança registraram o homem utilizando a motocicleta que pertencia a Edna. Segundo o delegado, o uso do veículo teria sido inicialmente negado pelo suspeito. A análise das imagens, porém, teria confrontado a versão apresentada por ele.
Outro elemento considerado relevante pelos investigadores é que Edna não teria sido vista deixando a residência depois de entrar no imóvel para buscar os pertences e cobrar a dívida. A partir desses elementos, a polícia passou a investigar a possibilidade de que a vítima tenha sido morta dentro ou nas proximidades da residência e que o corpo tenha sido posteriormente ocultado.
Prisão e investigação
O homem apontado como principal suspeito foi preso nessa quarta-feira (19), em São Félix do Coribe. Durante a ação, os policiais também apreenderam na casa ocupada pelo suspeito uma arma de fogo de fabricação artesanal, dois simulacros de pistola, um celular, um veículo e outros objetos considerados de interesse para a investigação. Os materiais foram encaminhados para análise pericial. Os aparelhos eletrônicos também deverão ser examinados para buscar informações que possam ajudar a esclarecer a dinâmica do caso.
A Polícia Civil informou que a hipótese de feminicídio é investigada, mas outras linhas não foram descartadas. O contexto do relacionamento entre Edna e o suspeito e o fato de a mulher ter terminado a relação recentemente estão entre os elementos considerados na apuração. As equipes da 26ª Coorpin/Santa Maria da Vitória e da Delegacia Territorial de Santa Maria da Vitória continuam realizando diligências para reunir novas provas e esclarecer a dinâmica da morte. A investigação também deverá apontar se houve participação de outras pessoas e quais foram as circunstâncias que levaram à morte e à ocultação do corpo da servidora.
Estudante de Jornalismo na PUC e apaixonada pela área, Gabriela Neves gosta de contar histórias empolgantes e desafiadoras. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e mundo. Tem experiência em marketing pela Rock Content, cobertura de cidades pela Record Minas e assessoria política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.



