Belo Horizonte
Itatiaia

Morre a ativista Vana Lopes, primeira a denunciar o ex-médico Roger Abdelmassih  

Estilista Vanúzia Lopes teve a vida destruída pelo ex-médico e não sossegou enquanto não o viu atrás das grades; sua história deve virar filme

Por
Estilista lutou com todas as forças para provar as atrocidades cometidas pelo médico
Estilista lutou com todas as forças para provar as atrocidades cometidas pelo médico • Reprodução Instagram

A ativista e estililsta Vana Lopes, primeira vítima a denunciar o médico Roger Abdelmassih, morreu neste sábado (28) aos 64 anos em decorrência de complicações provocadas por um câncer de mama. Ela morreu em casa, em São Paulo, pondo fim à luta que travava contra um câncer de mama , há quatro anos. Lopes disse no ano passado que iria se despedir da vida sabendo que o ex-médico pagou pelo que fez. "Ele é o que é: um nada." 

Ela fundou o Grupo Vítimas Unidas pouco tempo depois de prestar queixa à polícia sobre os abusos que sofreu em 1993 em uma clínica particular em São Paulo. A partir daí, a ativista reuniu denúncias de várias outras mulheres que também foram abusadas pelo ex-médico, além de acolher centenas de casos de todos os tipos de crimes hediondos, dando suporte às vítimas.  

“Foi a partir da denúncia dela contra o Roger que a palavra da mulher ganhou importância porque não havia provas concretas, mas havia um conjunto de mulheres que contavam a mesma história. O Brasil fica menor se a gente não souber honrar o legado dela”, disse Maria do Carmo, presidente do Vítimas Unidas. Em 2015 Lopes lançou o livro "Bem-vindo ao Inferno", no qual conta a sua história. A obra deve virar um filme.

A estilista Vanuzia Lopes tinha 33 anos quando decidiu recorrer aos serviços prestados pela renomada clínica de Abdelmassih. Na época, Vana, como é conhecida, administrava duas empresas, viajava o mundo e, então decidiu junto com o marido, que era hora de ter um filho. Com dificuldade para engravidar, procurou o especialista. Vana foi sedada e estuprada. Acordou com o médico em cima dela. Em função da violência, ela contraiu uma bactéria que lhe causou uma grave infecção e a fez perder vários órgãos. Sua vida desmoronou. Ela caiu em grave depressão e chegou a tentar o suicídio. Reencontrou forças ao se agarrar ao desejo de fazer justiça e não sossegou enquanto não viu seu algoz atrás das grades.

Prisão perpétua

Abdelmassih chegou a ser um dos médicos mais famosos em fertilidade e inseminação do país. Em junho de 2099, ele foi indiciado por estupro e atentado violento ao pudor contra 39 pacientes, e condenado a 278 anos de reclusão - a sentença foi reduzida a 173 anos.

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.