Belo Horizonte
Itatiaia

Migrantes encontrados em barco no Pará teriam morrido entre janeiro e abril

Documento que estava no barco indica que embarcação estava na Mauritânia, país africano de onde ele teria saído, em 17 de janeiro deste ano; ao menos 25 pessoas teriam morrido

Por e 
policias coletam objetos do interior de baco; embarcação está em cima de um caminhão
Corpos foram enviados para Belém para passar por perícia • Divulgação/Polícia Federal

O barco encontrado á deriva com corpos em decomposição, na região de Bragança, no litoral paraense, teria saído da Mauritânia em janeiro deste ano. De acordo com o Superintendente Regional da Polícia Federal, José Roberto Peres, o último registro do barco na Mauritânia, país africano de onde ele teria saído, data do dia 17 de janeiro deste ano.

"Com certeza eles ficaram a deriva por muito tempo. Encontramos um registro importante no barco que identifica que ele estava na Mauritânia no dia 17 de janeiro. Então, esse fato ocorreu depois dessa data", afirmou.

"Ao menos 25 pessoas estavam na embarcação à deriva encontrada na região de Bragança/PA, no último sábado (13/4). Esse é o número de capas de chuva (23 verdes idênticas e duas amarelas) que estava no barco, de acordo com a perícia da Polícia Federal”, informou a corporação em nota.

Ainda de acordo com o superintendente da PF, apenas a perícia será capaz de confirmar a causa das mortes, porém já existe uma suspeita sobre o que possa ter acontecido.

“Os corpos estão vindo para Belém e um trabalho minucioso de perícia começa hoje e deve se estender até o fim de semana. Ali vai se estabelecer a causa mortis. Mas provavelmente foi falta de alimento e água”, afirmou.

Por

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.

Por

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde