Ouvindo...

Justiça autoriza transferência de chefão do PCC de Brasília para presídio de segurança máxima de SP

Considerado substituto de Marcola, o traficante “Tuta”, preso em maio na Bolívia, deixará o presídio federal de Brasília para uma unidade no interior paulista

Considerado um dos chefes do PCC e substituto de Marcola, o traficante Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta, será transferido de Brasília para um presídio de segurança máxima no interior de São Paulo, provavelmente Presidente Venceslau.

A decisão da Justiça ocorreu na semana passada e a mudança será coordenada pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), a Justiça Federal e a Polícia Federal. Não foi divulgada, porém, uma data para a transferência.

Leia também:

Tuta foi preso em maio na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, sob suspeita de uso de documentos falsos e falsidade ideológica, e levado pela Polícia Federal para o presídio federal de Brasília.

Ele teve duas prisões decretadas em investigações do Ministério Público paulista, e foi um dos principais alvos da Operação Sharks, realizada em 2020, quando fugiu do Brasil e passou a constar como foragido na lista da Interpol.

Tanto a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) quanto o Ministério Público se manifestaram favoráveis à transferência de Tuta para o sistema penitenciário paulista.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.