Fraude no INSS: saiba quem foi preso pela PF em nova fase de operação
Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS, é um dos presos com base na Operação Sem Desconto

A Polícia Federal (PF) prendeu pelo menos seis pessoas na manhã desta quinta-feira (13) em mais uma fase da Operação Sem Desconto, que investiga o esquema de fraudes em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao todo, a corporação cumpre 10 mandados de prisão.
Dentre eles, está Alessandro Stefanutto, ex-presidente do órgão, demitido do cargo em abril. A Itatiaia confirmou que também foram presos:
- Vinícius Ramos da Cruz, presidente do Instituto Terra e Trabalho (ITT);
- Tiago Abraão Ferreira Lopes, diretor da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer);
- Cícero Marcelino de Souza Santos, empresário ligado à Conafer;
- Samuel Chrisostomo do Bonfim Júnior, integrante da Conafer;
- André Paulo Felix Fidelis, ex-diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do INSS.
- Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, ex-procurador-geral do INSS
- Thaisa Hoffmann Jonasson, empresária e esposa de Virgílio
Nesta etapa, a PF e a CGU cumprem 63 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares em 15 estados e no Distrito Federal.
As ações ocorrem no Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
De acordo com a investigação, o grupo utilizava dados falsos inseridos em sistemas oficiais para realizar cobranças indevidas em aposentadorias e pensões.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio




