O dia mais frio do ano em
O frio recorde se estendeu para outras localidades do estado. Na cidade vizinha de Urupema, em Urubici, um sincelo foi registrado. O fenômeno aconteceu na localidade de Mundo Novo, às margens da SC-110. O sincelo acontece quando a temperatura está muito baixa e o nevoeiro congela ao tocar com a superfície.
O município foi o segundo mais frio do dia na região, com -6,75°C . A temperatura é ainda a segunda mais fria do ano. Até então, a menor temperatura do ano havia sido registrada em São Joaquim, com os termômetros na marca dos -6,5 °C. Segundo a Prefeitura de Urubici, apesar da cidade não ter amanhecido com geada, ou com as clássicas paisagens brancas, vários pontos congelados foram registrados.
Bem no centro de Bom Jardim da Serra, o frio intenso congelou uma cachoeira na manhã desta terça-feira (24). A água se transformou em ‘cones congelantes’, muito parecidos com estalactites e impressionou quem passava pelo local. Já na Serra do Rio Rastro, policiais tiveram que espalhar sal na pista para auxiliar no processo de descongelamento da rodovia SC-390, em Lauro Muller.
A situação aconteceu mais cedo, na madrugada desta terça-feira, e o congelamento foi identificado no trecho entre os quilômetros 404 e 405. A serra foi interditada nas primeiras horas da manhã e só foi liberada perto das 13h. As margens da pista vários pontos congelados foram vistos na vegetação.
Frio recorde
Todas as temperaturas registradas nesta terça em Santa Catarina foram abaixo dos 10°C. Na capital do estado, em Florianópolis, a os termômetros marcaram 8,5°C, no Norte da Ilha. Já em Criciúma, no Sul Catarinense, a mínima foi de 2°C.
Os registros fazem parte da terceira onda de ar polar que atinge o Brasil neste ano. A previsão indica que, mesmo que o sol apareça ao longo do dia, as temperaturas não devem passar dos 14°C nas regiões afetadas.
Confira as menores temperaturas registradas em Santa Catarina:
- Urupema: -8,06°C
- Urubici: -6,75°C
- São Joaquim: -5,73°C
- Água Doce: -4,73°C
- Painel: -4,35°C