Enchentes no RS: médico alerta para doenças transmitidas por água contaminada
Água de enchentes pode transmitir doenças por estarem contaminadas com esgotos e lixos

Diversos municípios do Rio Grande do Sul vêm enfrentando as consequências de chuvas intensas que causaram inundações em vários locais. Porto Alegre e Canoas, a capital e a maior cidade satélite da área metropolitana, possuem bairros completamente submersos.
Até o momento, mais de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas e 90 morreram. Enquanto as chuvas não cessam, muitos moradores das áreas afetadas ainda estão em contato com água da inundação enquanto não recebem resgate, o que pode gerar surto de doenças relacionadas ao contato com água contaminada.
Riscos do contato com água de enchente
“Um grande problema das enchentes são que elas levam lixo, lama e água de esgoto para dentro das casas, o que gera a contaminação da água que seria apropriada para o consumo. Além da inundação do ambiente que gera o contato com a pele das pessoas”, explicou o infectologista Cristiano Galvão, da Oncoclinicas Belo Horizonte.
Entre as doenças que as pessoas que estão em contato com as águas da enchente podem contrair, Galvão destaca:
- Cólera
- Dengue
- Febre Tifoide
- Hepatite
- Leptospirose
- Tétano
- Diarreia Infecciosa
Importância da vacinação
Algumas das doenças que podem ser contraídas com o contato com água contaminada, são preveníveis a partir das vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são elas: hepatite A, tétano e dengue. No caso da dengue, a vacina ainda não está disponível para toda população, mas já é aplicada em alguns grupos, principalmente em crianças.
Quais os riscos dessas doenças para crianças?
O infectologista destaca que crianças são um grupo de risco importante, já que elas possuem um sistema imune mais imaturo. "Ela podem ter casos mais graves, em casos de febre tifoide, cólera, tétano. Além das infecções que causam diarreia, nesses casos as crianças desidratam mais rapidamente", pontua Galvão.
Alerta Defesa Civil
Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento



