Vídeo mostra criança que morreu em acidente aéreo pilotando avião
Adulto dava as instruções, enquanto bebia cerveja; legislação proíbe que menores de 18 anos pilotem aeronaves

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra Francisco Veronezi Maia, de apenas 12 anos, pilotando sozinho uma aeronave dias antes do acidente que matou ele e o pai, Garon Maia. Os dois morreram após a queda de um avião bimotor em Vilhena, na divisa entre Rondônia e Mato Grosso. Os destroços da aeronave foram encontrados na manhã de domingo (30).
Nas imagens, Francisco aparece no pilotando o bimotor, de chinelo, acompanhado por um adulto que seria seu tio. O homem dava instruções enquanto bebia cerveja. "O passageiro pode tomar uma, né Kiko?", pergunta.
A aeronave que aparece no vídeo seria a mesma que se acidentou. Ainda não se sabe se as imagens foram gravadas no mesmo dia das mortes. A identidade do homem que acompanha a criança também não foi confirmada.
Nas redes sociais, o piloto e instrutor de voo Fernando Pamplona, comentou o caso: "Dizem que há muitas regras, que [a aviação] é engessada. Se há episódios como este, onde o cara bota um garoto de 12 anos para voar sem autorização, de chinelo e bebendo cerveja, imagina se não tivesse regras rígidas".
Legislação
Pela legislação brasileira, é necessário ter mais de 18 anos, ter concluído o ensino médio, cadastro junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e curso para pilotar um avião.
De acordo com a Anac, o avião é um Beechcraft Baron G58, fabricado em 2011. A aeronave tinha permissão para transportar até cinco passageiros.
A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
