Belo Horizonte
Itatiaia

Confira as 10 cidades mais 'casamenteiras' e mais 'separadeiras' de Minas Gerais

O estado celebrou 104.985 uniões e 55.333 divórcios em 2022, segundo dados do Registro Civil, divulgados nesta quarta (27)

Por
Separação termina na Justiça por causa de aluguel • Sandy Milar, via Unsplash

Minas Gerais registrou um aumento no número de casamentos e divórcios em 2022. Segundo dados das Estatísticas do Registro Civil, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (27), o estado celebrou 104.985 uniões - um aumento de 35,2% em relação a 2022 -, e 55.333 separações, número 8,7% maior que o registrado em 2021.

Em relação aos casamentos, 103.867 (ou 98,9%) foram entre cônjuges de sexos diferentes e 1.118 (1,1%), entre pessoas de mesmo sexo (sendo 479 entre homens e 639 entre mulheres). A cidade de São José do Mantimento, na Zona da Mata Mineira, é a cidade mais "casamenteira" do estado. O município, de 2.753 habitantes, registrou 36 matrimônios em 2022 - proporcionalmente, esta é a maior taxa de casamentos do estado.

A cidade com a maior taxa de divórcios é Abre Campo, também na Zona da Mata Mineira. A cidade de 13.927 habitantes registrou 166 divórcios em 2022. Em relação ao número absoluto de separações, BH segue a mesma lógica dos casamentos. A capital tem a maior quantidade de divórcios de Minas (7.399), mas ocupa apenas o 143° lugar na relação se separações a cada 100 mil habitantes do estado.

Veja as cidades mais 'casamenteiras' de MG:

  1. São José do Mantimento (MG)
  2. São Geraldo da Piedade (MG)
  3. Pingo-d'Água (MG)
  4. Joaquim Felício (MG)
  5. São Félix de Minas (MG)
  6. Jaguaraçu (MG)
  7. Alpercata (MG)
  8. Santa Rita de Minas (MG)
  9. Goiabeira (MG)
  10. Santa Cruz de Minas (MG)

Veja as cidades mais 'separadeiras' de MG:

  1. Abre Campo (MG)
  2. Virginópolis (MG)
  3. Açucena (MG)
  4. Mantena (MG)
  5. Bonfim (MG)
  6. Tarumirim (MG)
  7. Mesquita (MG)
  8. Silvianópolis (MG)
  9. Andrelândia (MG)
  10. Bonfinópolis de Minas (MG)

Participe dos canais da Itatiaia:

Por

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.