Belo Horizonte
Itatiaia

Condenada à prisão, deputada Lucinha terá que devolver mais de R$170 mil aos cofres públicos

Lucinha foi condenada nesta segunda-feira (5), a quatro anos e cinco meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato

Por
Deputada Lucinha foi condenada a prisão em regime semiaberto • Divulgação | ALERJ

A deputada estadual Lúcia Helena Pinto de Barros (PSD-RJ), conhecida como Lucinha, condenada por desvio de verbas, terá de devolver aos cofres públicos mais de R$ 174 mil que foram usados para o pagamento de um pedreiro que prestava serviços particulares nos centros comunitários mantidos pela parlamentar em Inhoaíba e Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A denúncia por desvio do dinheiro público passou a ser investigada após o pedreiro Baltazar Menezes dos Santos entrar com uma ação na Justiça do Trabalho para reclamar dos salários devidos pela deputada por serviços prestados nos centros comunitários que seriam mantidos por Lucinha e dirigidos por seu cunhado e seu filho.

Uma testemunha confirmou que Baltazar, que tinha sido nomeado como assessor parlamentar no gabinete de Lucinha na Alerj, trabalhava de segunda a sexta-feira nos centros e também prestava serviços sábados e domingos para a parlamentar.

Leia também

Veja quem era Daniel Mastral, ex-adepto de seita satanista encontrado morto em SP

‘Atencioso e estudioso’, adolescente de 13 anos morre após ser baleado no Morro dos Macacos, no RJ

Por maioria de votos, a deputada Lucinha foi condenada nesta segunda-feira (5), a quatro anos e cinco meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato. O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro entendeu que a deputada cometeu o crime de peculato. Lucinha poderá recorrer em liberdade e sem perder o cargo.

Por

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.