Um ciclone extratropical se forma nesta sexta-feira (20) sobre o litoral do Sul do Brasil, conforme o Climatempo e uma nova frente fria deve provocar pancadas moderadas a fortes em Santa Catarina e no Paraná, com alerta de temporais e ventos até 70 km/h. De acordo com o instituto, no final desta sexta o ciclone traz consigo uma frente fria clássica que, embora não avance pelo interior do país, manterá uma chuva atuante.
Devida à circulação associada a esse sistema, o transporte de umidade é transformado e assim provoca pancadas moderadas a fortes, onde há previsão de chuva de moderada a forte intensidade. Há alerta para temporais no norte do Rio Grande do Sul e no sudeste de Santa Catarina. Rajadas entre 40 e 50 km/h são esperadas em toda a faixa centro-leste dos três estados, com picos de até 70 km/h no litoral do Rio Grande do Sul.
Projeção para este sábado (21)
Neste sábado (21), o avanço mais rápido da frente fria irá atingir o Paraná, enquanto o litoral catarinense já observa redução das precipitações. Todas as cidades com volumes entre 10 e 20 mm permanecem em atenção para pancadas moderadas a fortes, com potencial para transtornos. As cidades em alerta são: Itambé, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Tapejara, Toledo, Cianorte, Cidade Gaúcha, Arapoti, Palotina e Floresta.
Há alerta para temporais no norte do Rio Grande do Sul e no sudeste de Santa Catarina.
Ainda conforme o Climatempo, o ciclone extratropical, embora não avance sobre o território, é o elemento-chave para a continuidade dessas chuvas na Região Sul. Seu movimento lento, a frente fria associada e o forte transporte de umidade da faixa norte do Brasil garantem que, mesmo com deslocamento rápido, as instabilidades permaneçam ativas pelo menos até o fim de semana.