Um
Segundo o Inmet, o ciclone deve se organizar no litoral do Sudeste e favorecer acumulados que podem ultrapassar 100 milímetros em áreas da Serra da Mantiqueira já na sexta-feira. No litoral paulista, os volumes de chuva podem superar 60 milímetros em poucas horas.
Leia também
Chuvas intensas ameaçam 5 estados do Nordeste e Norte nas próximas horas; veja lista Tempestade e granizo ameaçam BH e mais 504 cidades de MG nas próximas horas; veja lista
Na capital paulista e em outras regiões do estado de São Paulo, a sexta-feira deve ser marcada por tempestades, com possibilidade de queda de granizo, rajadas de vento e transtornos urbanos. A instabilidade também pode atingir municípios de Minas Gerais, especialmente no Triângulo Mineiro.
A previsão indica que, no sábado (31), as áreas de chuva mais intensa devem se deslocar entre o Triângulo Mineiro e o estado do Rio de Janeiro, mantendo acumulados elevados. O ciclone deve seguir influenciando o tempo até o início da próxima semana, sustentando um canal de umidade entre o Espírito Santo e Mato Grosso.
Antes disso, já a partir desta quinta-feira (29), a passagem de uma frente fria deve provocar chuvas fortes e tempestades isoladas no Paraná e em Santa Catarina, com risco de raios e granizo, especialmente na região metropolitana de Curitiba, no Vale do Itajaí e na serra catarinense.
O Inmet recomenda atenção redobrada a partir da próxima sexta-feira, principalmente em áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos.
* Com informações de Agência Brasil