Belo Horizonte
Itatiaia

Chuvas no RS: voluntários cruzam o rio Guaíba para ajudar ilhados; assista

Reportagem da Itatiaia acompanhou trajeto entre Porto Alegre e Eldorado do Sul; quase 150 pessoas já morreram durante a tragédia no Rio Grande do Sul

Por e 

Voluntários que atuam em meio a tragédia no Rio Grande do Sul se arriscam para ajudar moradores que, mesmo morando em áreas afetadas pelas enchentes, se recusaram a deixar suas casas. A Itatiaia acompanhou, nesta quarta-feira (15), a ação de um grupo de voluntários que cruzou o rio Guaíba, saindo de Porto Alegre para levar alimentos e medicamentos para moradores de Eldorado do Sul. A travessia é perigosa, já que a água está suja e repleta de detritos, o que pode danificar as lanchas e barcos.

Um dos atendidos pelos voluntários é Washington, uruguaio que vive há quase 60 anos no Rio Grande do Sul: ‘sinceramente, esta ação é muito importante. Os voluntários são sempre bem-vindos, aqui eles só tem apoio’.

Tragédia no RS

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em centenas de cidades. Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o estado gaúcho, desde o dia 29 de abril, já afetaram mais de 1 milhão pessoas. De acordo com os dados mais atualizados, são 149 mortos, 108 desaparecidos e mais de 160 mil desalojados.

A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.

Como ajudar?

Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).

Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.

Por

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.

Por

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.

Tópicos