Veja a lista de estados que terão chuva e vendavais com avanço de frente fria
Sistema deve provocar temporais, granizo e rajadas de vento forte em áreas do Sul, Centro-Oeste e Sudeste

Uma frente fria vai avançar pelo Centro-Sul do Brasil e provocar chuva, temporais e rajadas de vento forte em oito estados nos próximos dias. Segundo a MetSul Meteorologia, o sistema deve atingir áreas das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com possibilidade de granizo e vendavais.
O avanço da frente fria acontece em meio à presença de uma massa de ar quente e úmido, condição que favorece a formação de tempestades. Antes mesmo da chegada do sistema frontal, áreas de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo já registravam instabilidades.
Nesta quarta-feira (30), a frente fria avança pelo Sul, com ingresso de ar mais seco e frio no Rio Grande do Sul, impulsionado por um ciclone. A previsão indica chuva e temporais em Santa Catarina, principalmente no Nordeste do estado, e no Paraná, sobretudo no Leste paranaense. Há risco de granizo e vendavais.
A partir de quinta-feira (1º), o sistema avança em direção ao Norte e pode provocar chuva e temporais isolados em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
INMET alerta laranja para tempestades em MG, RJ e SP; veja cidades
Veja a lista dos oito estados que terão chuva e tempo severo
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- São Paulo
- Goiás
- Minas Gerais
- Rio de Janeiro
A previsão também indica mudanças no tempo em algumas das principais capitais do Sudeste.
Em São Paulo, há possibilidade de chuva forte e temporal entre esta terça (29) e quarta-feira (30). A frente fria deve chegar à capital paulista na quinta-feira (1º), provocando aumento de nebulosidade, chuva e queda nas temperaturas.
No Rio de Janeiro, a frente fria deve chegar entre a tarde e a noite de quinta-feira, com chuva e possibilidade de rajadas de vento. O tempo deve continuar instável na sexta-feira (2) e durante o fim de semana.
Já em Belo Horizonte, o calor deve continuar até quinta-feira. A mudança no tempo está prevista para ocorrer entre o fim da sexta-feira (2) e o início do sábado (3), quando a frente fria deve provocar uma sequência de dias mais instáveis e chuvosos. Há possibilidade de chuva localmente forte a intensa e temporais na capital mineira.
Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu conteúdos para as editorias Turismo, Gastronomia e Emprego/ Concursos. Atualmente, colabora com as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo.



