Será aplicado neste domingo (23) para estudantes universitários de todo o Brasil o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (
A participação no exame é obrigatória para todos os estudantes que estejam se formando em cursos de bacharelado e tecnologia.
A aplicação segue o horário de Brasília, com a abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h, em um esquema parecido com o do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova começa às 13h30 e termina às 17h30.
Como descobrir o local de prova?
O local de prova de cada aluno está disponível no sistema do Enade. Para acessar, o aluno deve entrar com CPF e senha cadastrados.
Também é possível ver o local de prova pelo cartão de confirmação, que também é disponibilizado no sistema.
O que levar?
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o aluno deve levar documento oficial de identificação com foto.
A ausência sem justificativa no exame impede que o aluno realize a colação de grau.
Oito são presos por fraude em Exame Nacional; candidatos pagariam R$ 140 mil por aprovação Enamed 2025: veja resultado de recurso para atendimento especializado
Questionário do estudante
Os participantes do Enade deveriam ter
Os dados também servem de subsídio para a avaliação de cursos e instituições.
Como é a prova
O Enade é dividido em duas partes: formação geral e componente específico.
A formação geral tem 15 questões objetivas com temas ligados aos direitos humanos.
O componente específico traz 30 questões objetivas e uma discursiva. A resposta escrita será avaliada pela clareza, coerência, coesão e argumentação.
Os gabaritos preliminares serão divulgados em 5 de dezembro no portal do Inep.
Resultados
O desempenho individual dos estudantes estará disponível no boletim de desempenho, no Sistema Enade, a partir de 18 de setembro de 2026.