Previsão do tempo: semana deve ser de calor extremo e tempestades em estados no Centro-Sul do país
Há previsão de onda de calor e tempestades para estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil

Estados no Centro-Sul do Brasil devem registrar condições extremas nesta semana, de acordo com a MetSul Meteorologia. Há previsão de onda de calor, com temperaturas que podem ultrapassar 40ºC, e de tempestades acompanhadas de granizo e vendavais.
De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, o elemento central deste quadro de extremos é uma enorme massa de ar excepcionalmente quente sobre o Nordeste da Argentina, o Paraguai e estados do Centro do Brasil. Segundo a profissional, a massa de ar traz a onda de calor em vários estados do Centro-Oeste e do Sudeste e a ocorrência de chuva excessiva e tempestades no Sul do país.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estão sob alerta para onda de calor cidades dos estados: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiânia. O aviso é válido até as 18h desta quarta-feira (30).
Por outro lado, o Inmet informa que os estados da Região Sul do país estão sob alerta laranja (perigo) para tempestades nesta segunda-feira (28). A previsão é de chuva com volume entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O Inmet também afirma que há estados sob alerta amarelo (perigo potencial) para tempestade, são eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A previsão é de chuva com volume entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. O aviso é válido até as 23h59 desta segunda-feira (28).
A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.



