O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou na noite desta terça-feira (18) que antecipará para as 10h desta quarta-feira (19) a divulgação do gabarito oficial do
A decisão ocorre em meio à
Em nota oficial, o Inep reafirmou a “isonomia, lisura e validade das provas” e explicou que a anulação foi recomendada pela comissão assessora responsável pela elaboração do exame, após análise das informações sobre a montagem do teste.
“Após identificar relatos de antecipação de questões similares às do Enem 2025, a equipe técnica avaliou as circunstâncias e decidiu pela anulação de três itens aplicados na prova”, informou o instituto.
Polêmica do “adivinhador” do Enem
A anulação das questões ganhou ainda mais atenção após a circulação de boatos nas redes sociais afirmando que um estudante de medicina teria realizado, dias antes da prova, uma live com conteúdos que posteriormente apareceram no exame.
Teixeira também participou do Prêmio Capes Talento Universitário, iniciativa do MEC (Ministério da Educação) que aplica uma prova de conhecimentos gerais a candidatos que já prestaram o Enem em anos anteriores.
Em um de seus stories, o estudante chegou a alegar que questões do prêmio seriam reutilizadas como base para a elaboração de itens futuros do Enem.
* Informações com CNN