Frio histórico: cidade registra a menor temperatura do ano no Brasil
Termômetros chegam a -6,7°C e Brasil registra novo recorde de frio em 2026

O Brasil registrou nesta terça-feira (17) a menor temperatura de 2026, segundo informações da Climatempo. O recorde foi registrado em Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense, onde os termômetros marcaram -6,7°C.
A medição foi realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Ao todo, outras 16 cidades catarinenses também tiveram temperaturas abaixo de zero.
De acordo com a Climatempo, o frio intenso foi provocado por uma forte massa de ar polar que avançou sobre a região Sul durante a madrugada. Ao longo do dia, o sistema se deslocou em direção ao oceano.
As menores temperaturas de 2026
Confira os dez menores registros do ano até agora:
- 17 de junho – -6,7°C em Bom Jardim da Serra (SC);
- 17 de junho – -5,8°C em Painel/Fazenda Velha (SC);
- 21 de maio e 12 de maio – -5,6°C em Bom Jardim da Serra (SC) e São Joaquim/Jardim Bandeira (SC);
- 21 e 13 de maio – -5,4°C em Painel/Fazenda Velha (SC);
- 17 de junho, 21 e 13 de maio – -5,1°C em Urupema/Parque de Exposição (SC), além de registro em Painel/Fazenda Velha em 12 de maio;
- 21 de maio – -5,0°C em São Joaquim/Jardim Bandeira (SC);
- 17 de junho – -4,8°C em São Joaquim/Jardim Bandeira (SC);
- 15 de junho e 13 de maio – -4,7°C em São Joaquim (SC);
- 14 de maio – -4,6°C em Painel/Fazenda Velha (SC);
- 14 de maio – -4,4°C em São Joaquim/Jardim Bandeira (SC).
As medições foram feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Epagri, Simepar e prefeituras locais, com validação do Inmet, segundo a Climatempo.
Nova onda de frio se aproxima
A Climatempo prevê a chegada de uma nova massa de ar polar ao Sul do Brasil nos próximos dias, o que pode provocar uma nova queda nas temperaturas.
Na capital paulista, por exemplo, a previsão indica mínima de 7°C e máxima de 18°C no dia 26 de junho. A expectativa é de que o avanço do ar frio volte a derrubar os termômetros em várias regiões do país.
Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu conteúdos para as editorias Turismo, Gastronomia e Emprego/ Concursos. Atualmente, colabora com as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo.



