Entenda as novas regras de eficiência enérgica das geladeiras para 2026

Novas regras do Inmetro vão retirar do mercado os modelos de geladeiras e freezers menos eficientes até 2030; As mudanças buscam reduzir o consumo de energia no país

Categoria de geladeira

A partir de 2026 o selo de eficiência energética das geladeiras e freezers será simplificado para apenas três categorias. Hoje, existem seis niveis de classificação (A+++, A++, A+, A, B, C).

A meta, segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é que, em 2030, as geladeiras vendidas no país atinjam níveis de eficiência energética similares aos da União Europeia, que já atualizou sua classificação.

Como é hoje?

A tabela atual tem 6 níveis para indicar o consumo:

  • A+++ : mais eficiente
  • A++
  • A+
  • A
  • B
  • C : menos eficiente permitida (D e E já estão sendo retiradas)

Como vai ser?

  • Produtos A+++ e A++ passam a ser A.
  • Produtos A+ e A passam a ser B.
  • Produtos B passam a ser C.
  • Categorias D e E deixam de existir.

Nos próximos anos, os equipamentos terão apenas as classificações A, B e C. Para que haja uma diferença mais esclarecedora entre as categorias. Em 2030, a expectativa é que as etiquetas A e B serão as mais eficientes. Etiquetas C serão as menos eficientes, equivalentes ao A++ ou A+ de 2025.

Até dezembro de 2024, os fabricantes ainda podiam produzir geladeiras com eficiência baixa (categorias C, D e E). Em 2025, esses produtos já não eram mais fabricados, mas o comércio ainda podia vender o estoque desses modelos antigos.

Já em 2026, só poderão ser vendidas geladeiras com eficiência mínima equivalente ao novo C (que já é mais exigente do que o antigo C). Então, modelos muito antigos, que gastam muita energia, não passarão na nova certificação.

Segundo a Eletros, a indústria nacional já está preparada para cumprir as novas regras.

Jorge Nascimento, presidente executivo da Eletros, disse que as “empresas realizaram esforços relevantes de adequação, com investimentos e ajustes tecnológicos consistentes, o que permite ao setor avançar com segurança para esta nova etapa regulatória”.

O que é eficiência energética?

É a capacidade de fazer a mesma coisa gastando menos energia.

Exemplo simples: duas geladeiras com o mesmo tamanho, uma consome 35 kWh por mês, outra consome 50 kWh.

As categorias são a forma do Inmetro de comunicar isso. Quanto melhor a eficiência, melhor a categoria.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...