Ano Novo: saiba os dias e horários em que o trânsito ficará pior na BR-381 e na BR-040

Motoristas podem encontrar momentos de lentidão em trajetos recorrentes para festas de fim de ano

Mineiros procuram destinos próximos para aproveitar as festas de fim de ano

Com a chegada do verão e as festas de fim de ano, os locais com praia são os principais alvos de turistas que buscam por programações para aproveitar a alta temporada de calor e feriados.

Destino recorrente dos mineiros, o Espírito Santo pode ter um aumento de 19,5% no trânsito de veículos pela BR-381.

De acordo com a concessionária Nova 381, responsável pela rodovia, são esperados 443 mil veículos entre os dias 19/12 e 04/01, com fluxo intensificado entre os dias 31/12 e 2/1, entre as 7h e 18h.

No período, é possível que os motoristas enfrentem restrições de obras em trechos do percurso, como a “Operação Tapa Buraco”, executada em trechos específicos de Caeté a Governador Valadares.

A concessionária informou que de Belo Horizonte a Caeté estarão disponíveis 17 viaturas de inspeção e guincho leve; dois guinchos pesados, seis motocicletas e caminhões-pipa por todo o percurso, assim como monitoramento pelo Centro de Controle Operacional e Painéis de Mensagens Móveis (PMVs) dispostos pela rodovia.

BR-040

Em direção ao Rio de Janeiro, mais de 300 mil veículos já circularam na BR-040 no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora entre os dias 23/12 e 28/12, segundo a concessionária EPR Via Mineira. Para o feriado do Réveillon, a empresa espera um aumento de 6% no número de automóveis.

Os dias de maior intensidade no trecho devem ser entre a terça-feira (30) e o domingo (4/1), entre as 6h e 17h.

Os condutores podem encontrar interdições em Congonhas, com o fluxo da pista sentido Juiz de Fora desviado para a pista do sentido Belo Horizonte, e em Barbacena com intervenções entre 7h e 17h.

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...