Belo Horizonte
Itatiaia

Brasil tem 2.742 mortes por Covid; 45 pessoas perderam a vida por dia

Vale lembrar que todos os públicos prioritários já podem receber a dose anual da vacina contra a doença na capital mineira

Por
Ministério da Saúde inclui novo grupo prioritário para vacinação contra o HPV | CNN Brasil
Ministério da Saúde inclui novo grupo prioritário para vacinação contra o HPV | CNN Brasil • Créditos: CNN Brasil

A pandemia de Covid-19 já acabou, mas a doença ainda segue fazendo vítimas: no Brasil, 45 pacientes faleceram por dia este ano. No total, são 2.742 mortes. A capital mineira segue a mesma tendência: 81 pessoas perderam a vida no mesmo período. Dessas, apenas uma havia se vacinado contra o vírus. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (5), fazem parte do boletim epidemiológico produzido pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

“É uma situação muito triste e constrangedora para a saúde pública. Temos vacinas eficazes, seguras, que protegem contra as formas moderadas e graves da Covid. Nós temos, agora, o SUS aplicando a vacina contra variante XBB. Temos a vacina antiviral que reduz as complicações", explicou o infectologista Unaí Tupinambas.

Leia mais: PBH amplia vacinação contra Covid a todo o público prioritário

Dengue ou Covid-19? Saiba como identificar os sintomas de cada doença

Bruno Gagliasso testa positivo para Covid e Influenza ao mesmo tempo; entenda a dupla infecção

Todos os públicos prioritários já podem receber a dose anual da vacina contra a Covid-19 na capital mineira. São eles: idosos acima de 80 anos, gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e imunossuprimidos. Já a vacina da gripe está disponível para todos os moradores com idades acima de 6 meses. As ofertas do imunizante acontecem em todos os 152 centros de saúde da cidade e podem ser consultados no site da prefeitura.

Para o especialista, é necessário reverter o quadro. "A gente espera que a população brasileira volte a dar exemplo mundial. Isso porque, em um passado muito recente, a gente tinha cobertura vacinal acima de 90% para quase todas aquelas vacinas disponíveis no programa nacional de imunização", finalizou.

Por

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.