Ouvindo...

Bebê baleado no colo do pai durante execução em Florianópolis está na UTI em estado grave

Pai da criança, Alexandre Araújo Brandão, de 37 anos, conhecido como “Xuruca”, foi executado a tiros em um condomínio residencial

Bebê de 1 ano baleado no colo de pai durante execução em Florianópolis está na UTI em estado grave

O bebê de 1 ano e 8 meses baleado enquanto estava no colo do pai, durante uma execução no bairro Campeche, em Florianópolis (SC), segue internado em estado grave na UTI do Hospital Infantil Joana de Gusmão, informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) na noite de sexta-feira (10).

Segundo a pasta, a criança está sedada e sob cuidados intensivos após ter passado por uma cirurgia de emergência no abdômen logo após o crime. O caso ocorreu na noite de quinta-feira (9). O pai da criança, Alexandre Araújo Brandão, de 37 anos, conhecido como “Xuruca”, foi executado a tiros por volta das 22h em um condomínio residencial. Ele morreu ainda no local.

De acordo com a Polícia Militar, vizinhos relataram ter ouvido ao menos dez disparos. Após o ataque, o bebê foi socorrido por familiares e moradores, que o levaram às pressas ao hospital. O delegado Pedro Mendes, responsável pela investigação, informou que o autor dos disparos já foi identificado e está sendo procurado.

Segundo a polícia, Alexandre Araújo Brandão era natural de Manaus (AM) e tinha extensa ficha criminal, incluindo passagens por tráfico de drogas, posse ilegal de arma, formação de quadrilha, receptação e homicídio. Ele respondia a mais de 12 processos, além de registros de violência doméstica em Santa Catarina, Distrito Federal e Amazonas.

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou que Alexandre era considerado um dos integrantes da cúpula de uma facção criminosa e respondia em liberdade por um homicídio, além de ser investigado por outros assassinatos. Em janeiro de 2024, ele havia sido preso em flagrante no mesmo bairro onde foi morto, durante uma operação conjunta da Polícia Federal com as forças de segurança do Amazonas.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.