'Arrume-se comigo': entenda como forma de fazer uma 'trend' no TikTok viola o Código de Trânsito
Garotas fazem desafio de maquiagem em cima de motos em movimento; além disso, não usam capacete, que é equipamento obrigatório

A tendência "Get Ready With Me", ou "Arrume-se Comigo", em português, é um verdadeiro fenômeno nas redes sociais. No TikTok, por exemplo, a hashtag GRWM (nome da sigla em inglês) tem mais de 16,6 milhões de publicações — e contando.
Nos vídeos, influenciadores e entusiastas se arrumam em frente à câmera do celular para diversas situações que vão de ir em festa de formatura até ao bar. O intuito é trocar dicas de estilo e maquiagem.
Na "trend", cada vez mais os criadores tentam inovar o conteúdo. O que começou com um vídeo feito em casa, durante a arrumação, passou a ser feito no banheiro do trabalho, no ônibus, no avião e, agora, na garupa de motocicletas.
Nesses vídeos, os usuários associam normalmente o processo de arrumação à falta de tempo e a gravação é feita na parte traseira das motos, geralmente, com o celular nas costas do piloto.
"Supondo que o condutor da moto esteja pilotando de forma tranquila e serena, a gente pode ter outros eventos externos que também podem ser um problema, às vezes o 'encostão' de algum carro, né, algum veículo, ou até mesmo alguma ação inesperada. Se a garupa não estiver segurando adequadamente, ele vai se desequilibrar e corre o risco de cair".
Ao gravar os vídeos, qual infração de trânsito está sendo cometida?
"Qualquer tipo de distração é passível de penalidade, leve, mas ainda assim, penalidade. É preciso estar concentrado na via, então se o condutor, que está pilotando a mota, está mexendo no celular ou distraído, de qualquer forma, é passível sim de autuação e, mais do que isso, se você está distraído, não está prestando atenção na direção da via, o que consequentemente pode levar a um sinistro mais grave".
No caso da ausência do capacete, seja pelo garupa ou pelo condutor, é considerada uma infração gravíssima, podendo levar até à suspensão da CNH. A multa é de R$ 293,47 e a aplicação de sete pontos na carteira.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

















