Uma frente fria deve alcançar o Sudeste entre esta segunda (22) e esta terça-feira (23), trazendo risco de tempestades fortes e até tornados, principalmente em São Paulo.
A frente fria já avança pelo Sul do país, impulsionada por uma massa de ar frio que derrubou as temperaturas no Rio Grande do Sul. Em contrapartida, o Sudeste ainda segue sob ar muito quente e úmido.
Com a chegada ao Sudeste, o encontro entre o ar frio e o ar quente deve gerar nuvens carregadas em São Paulo. O risco é de tempestades fortes e localmente severas, com chuva intensa, granizo e ventos que podem causar danos.
Não está descartada a possibilidade de tornados no estado de São Paulo, especialmente no Oeste, Centro e Sul. A capital paulista deve ter chuva entre a tarde e a noite desta segunda (22), com risco de rajadas de vento fortes. A ameaça se estende à Grande São Paulo e ao litoral.
A instabilidade também deve atingir Minas Gerais e o Rio de Janeiro entre segunda (22) e terça-feira (23). As previsões indicam chuva forte, granizo e vendavais, inclusive na capital fluminense, onde o calor pode ultrapassar os 40 °C nesta segunda-feira.
Com a chegada da frente fria, há risco de temporais com raios e ventos fortes em diversas áreas do Rio de Janeiro.
Temporais no Sul
A mesma frente fria provocou, nas últimas horas, vendavais em Santa Catarina e no Paraná, além de chuva intensa em pontos do território paranaense. A
(Sob supervisão de Marina Dias)