Ouvindo...

CNU tem adesão do INSS; número de vagas do concurso sobe para 3.652

Adesão do INSS resultou em um aumento de 300 vagas

Concurso unificado tem mais de 3,5 mil vagas

O número de vagas no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) passou de 3.352 para 3.652. Isso porque o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aderiu à segunda edição do certame. Agora, são 36 órgãos federais confirmados no CNU, conforme balanço do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), nessa terça-feira (20).

A adesão do INSS resultou em um aumento de 300 vagas. Todas essas 300 vagas adicionais são para o cargo de analista do seguro social na autarquia federal vinculada ao Ministério da Previdência Social.

No cálculo das 3,6 mil vagas estão incluídas as oportunidades para as novas carreiras transversais do governo federal de analista técnico de justiça e defesa, com 250 vagas, e analista técnico de desenvolvimento socioeconômico, outras 250 vagas.

A maior parte das vagas será para ocupação imediata e haverá vagas para provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados, prevê o Ministério da Gestão.

Banca

A banca examinadora para a segunda edição do chamado Enem dos Concursos, ainda está em processo de escolha.

Em abril, o Ministério da Gestão publicou o termo de referência que convoca as bancas interessadas na organização do certame.

O segundo concurso público unificado tem a previsão de aplicação de provas em 228 cidades das cinco regiões do país, como ocorreu na edição de 2024.

As provas estão previstas para ocorrer em duas etapas, em outubro e dezembro deste ano. Somente participarão da última etapa os candidatos aprovados na primeira.

Cronograma previsto do CPNU 2:

  • edital e inscrições: julho de 2025;
  • prova objetiva: 5 de outubro de 2025;
  • prova discursiva (2ª fase): 7 de dezembro de 2025;
  • resultado final: fevereiro de 2026.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.