Agora no rádio...

Café com Notícia

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Anvisa suspende venda de todos os lotes de marca de suplementos no Brasil; saiba qual

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e já está em vigor

Anvisa proibiu a venda de suplementos da marca PowerGreen

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nessa quinta-feira (15), a suspensão da distribuição, venda e propaganda de todos os lotes dos suplementos alimentares da marca PowerGreen vendidos na internet. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e já está em vigor.

Leia também

“A medida foi tomada porque os produtos estavam classificados incorretamente como suplementos alimentares. Além disso, ingredientes não permitidos em suplementos, como castanha da índia, gengibre, ginseng, ora-pro-nóbis, valeriana e maca peruana são utilizados em sua composição”, explica a agência em nota.

A Anvisa também identificou a divulgação de propagandas irregulares com alegações de propriedades não autorizadas, como “melhora a circulação sanguínea, reduz inflamação e dor, promove saúde cardiovascular, saúde óssea e saúde digestiva”.

Os produtos ainda alegavam ter efeitos sobre distúrbios do sono e ansiedade, saúde cognitiva, equilíbrio hormonal, controle dos níveis de açúcar, melhora na fertilidade, libido, melhora na saúde ocular, ação antimicrobiana, anti-inflamatória, combate de enxaquecas e osteoartrite.

A agência reforça que “suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não servem para tratar, prevenir ou curar doenças”.

“Cuidado com propagandas de produtos com promessas milagrosas, veiculadas na internet e em outros meios de comunicação, como rádio e TV, que afirmam prevenir, tratar e curar diversos tipos de doenças e agravos à saúde, além de melhorar problemas estéticos”, alertou a Anvisa.

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.