Ouvindo...

Polícia mira organização criminosa acusada de fraudes milionárias no Rio

Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços vinculados aos investigados

Operação visa desarticular quadrilha especializada em fraudes milionárias

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quinta-feira (15), a Operação Traidor, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida em fraudes milionárias. Os criminosos, liderados por um ex-policial militar, agiam por meio de promessas falsas de investimentos de alto rendimento. Os prejuízos ultrapassam os R$ 20 milhões, segundo a polícia.

Leia também

A instituição pontua ainda que a quadrilha utilizava discursos articulados e estratégias de convencimento para atrair as vítimas, incluindo servidores públicos e policiais. “Valendo-se da confiança natural entre membros das forças de segurança, os criminosos prometiam lucros extraordinários e imediatos, mas, na prática, apropriavam-se indevidamente dos valores investidos, sem qualquer retorno às vítimas”, diz a polícia em nota.

Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços vinculados aos investigados na Barra da Tijuca, no Recreio dos Bandeirantes e em Magalhães Bastos. Também foi determinado o bloqueio judicial de contas bancárias no valor de R$ 698 mil, com objetivo de resgatar os direitos das vítimas e tentar garantir eventual reparação financeira.

O principal alvo da investigação se mudou para Londres recentemente com “claro intuito” de evitar a responsabilização pelos crimes no Brasil, segundo a Polícia Civil. Contudo, a instituição já está em contato com autoridades britânicas, buscando colaboração internacional para auxiliar nas investigações e avançar nas medidas legais cabíveis.

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.