Capivaras azuis foram avistadas nas margens do Córrego das Tulipas, em Jundiaí, no interior de São Paulo,
No dia, uma carreta que transportava o corante bateu em um poste e derramou a carga. Duas embalagens contendo corante se romperam e atingiram o córrego e um lago do Parque Jardim Botânico de Jundiaí em decorrência do acidente. Além dos animais atingidos, houve mortandade de peixes nos corpos d’água.
O Ministério Público de São Paulo vai investigar e acompanhar o caso da contaminação do lago. Ainda, uma ocorrência foi registrada no 1º Distrito Policial de Jundiaí como “causar poluição de qualquer natureza”. A instituição deve realizar uma perícia no local do acidente, mas ainda não há data definida.
A prefeitura informou que a empresa responsável por transportar a carga pode ser responsabilizada após os órgãos de meio ambiente contabilizarem danos causados à fauna e à flora local.
Ainda na terça, a Prefeitura de Jundiaí chegou a isolar o local e retirou as aves. O acidente fechou uma rua, que foi liberada pouco depois. A Guarda Civil Municipal informou no dia que o motorista desceu do veículo para fazer uma entrega e a carreta se deslocou por um declive, atingindo o poste. Ninguém ficou ferido.
Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que a Agência Ambiental da cidade foi até o local para orientar e acompanhar o atendimento à ocorrência. “O impacto do corante no córrego alterou as características da água, como a sua cor, e foi observada a mortandade de peixes”, diz a Cetesb, em nota. Os trabalhos no parque continuam na tarde desta quarta-feira (14).