Ouvindo...

Após aves, capivaras tingidas de azul são avistadas próximo a lago onde caminhão derramou corante

Duas embalagens contendo corante se romperam e atingiram o córrego e um lago do Parque Jardim Botânico de Jundiaí

Capivara azul é avistada em Jundiaí após acidente envolvendo caminhão que transportava corante

Capivaras azuis foram avistadas nas margens do Córrego das Tulipas, em Jundiaí, no interior de São Paulo, dois dias depois de um acidente envolvendo uma carreta que transportava 2 mil litros de corante ter deixado aves e peixes tingidos da mesma cor na região. O incidente ocorreu na terça-feira (13) e as imagens foram flagradas pela “TV TEM”.

Leia também

No dia, uma carreta que transportava o corante bateu em um poste e derramou a carga. Duas embalagens contendo corante se romperam e atingiram o córrego e um lago do Parque Jardim Botânico de Jundiaí em decorrência do acidente. Além dos animais atingidos, houve mortandade de peixes nos corpos d’água.

O Ministério Público de São Paulo vai investigar e acompanhar o caso da contaminação do lago. Ainda, uma ocorrência foi registrada no 1º Distrito Policial de Jundiaí como “causar poluição de qualquer natureza”. A instituição deve realizar uma perícia no local do acidente, mas ainda não há data definida.

A prefeitura informou que a empresa responsável por transportar a carga pode ser responsabilizada após os órgãos de meio ambiente contabilizarem danos causados à fauna e à flora local.

Ainda na terça, a Prefeitura de Jundiaí chegou a isolar o local e retirou as aves. O acidente fechou uma rua, que foi liberada pouco depois. A Guarda Civil Municipal informou no dia que o motorista desceu do veículo para fazer uma entrega e a carreta se deslocou por um declive, atingindo o poste. Ninguém ficou ferido.

Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que a Agência Ambiental da cidade foi até o local para orientar e acompanhar o atendimento à ocorrência. “O impacto do corante no córrego alterou as características da água, como a sua cor, e foi observada a mortandade de peixes”, diz a Cetesb, em nota. Os trabalhos no parque continuam na tarde desta quarta-feira (14).

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.