Cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer afirmou que o próximo papa “não será uma xerox do papa Francisco”. A declaração ocorreu neste domingo (4) a um grupo de jornalistas depois de uma missa que o sacerdote celebrou na Igreja de Sant’Andrea al Quirinale, da qual é titular, em Roma.
“Vamos deixar-nos surpreender”, afirmou o cardeal ao ser perguntado sobre os rumos das congregações gerais, reuniões que os líderes da Igreja Católica estão realizando para debater temas e o perfil do próximo papa.
“O menino que seria canonizado, Carlo Acutis, dizia que Deus não gosta de fotocópias, gosta de originais. Tem continuidade e descontinuidade: descontinuidade porque não é mais o mesmo papa que está adiante. Agora a continuidade é cuidar da Igreja, da missão da Igreja, as preocupações em relação à evangelização”, afirmou.
Na homilia da missa em sua igreja, o cardeal disse que vários cardeais celebraram suas igrejas titulares pedindo pela alma do Francisco e agradecendo pelos frutos de seu pontificado.
Sherer ainda pediu orações pela realização do conclave. “Agora os cardeais estão por escolher um novo pontífice. Como será? Como se chamará? Tantas são as especulações, e é tudo o que podemos fazer. Todos podem ter a própria ideia sobre quem escolher, mas é importante que seja escolhido aquele que Deus quer, que seja confirmado aquele que o Espírito Santo indica”, declarou.
Desde a morte de Francisco no último dia 21, os cardeais tiveram nove congregações gerais, em que abordaram os desafios que o próximo líder da Igreja Católica enfrentará, como abusos sexuais, escândalos financeiros e desafios da unidade e da evangelização. (Com Estadão Conteúdo)