A primeira frente fria do outono chega ao Brasil já neste fim de semana e deve reduzir as temperaturas máximas em 5ºC no Sul e Sudeste no país. As temperaturas mínimas devem ficar 3ºC menores durante o período, segundo Lizandro Gemiacki, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Também estão previstas chuvas fortes para o período, em especial no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Um alerta vermelho deve ser emitido ainda nesta quinta-feira (3) para as regiões, segundo o meteorologista. Há risco de alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores e possibilidade de geadas em regiões mais frias.
“A passagem dessa frente é relativamente rápida, atuando de sexta a domingo. Na segunda-feira deve estar atuando outra massa de ar frio e seca em grande parte da região Sudeste. Também temos previsão de muitas chuvas na região Norte do país”, explica Gemiacki.
Em Belo Horizonte e na região Sul de Minas Gerais, há perspectiva de chuvas, mas as precipitações não devem ter grande volume. Na capital, as pancadas devem se concentrar no sábado.
Uma frente fria acontece quando uma massa de ar frio se forma em regiões de alta pressão atmosférica. Neste caso, a frente teria se formado na região subtropical e vem se deslocando desde a Argentina até a região central do continente. Há previsão de que ela passe também pelo Mato Grosso do Sul, pela Bolívia, e pelo Paraguai. Demais regiões do Brasil não devem ser afetadas.