Um tubarão raro foi visto nas águas do Rio de Janeiro nessa segunda-feira (24). O animal, da espécie mako, que está em extinção, foi flagrado nadando entre a Praia de Ipanema e as Ilhas Cagarras. O registro foi feito pelo instrutor de mergulho Andrew Macau, que estava junto de outros mergulhadores. O vídeo foi postado nas redes socais e compartilhado pelo Instituto Mar Urbano, que afirmou que o animal não representa riscos aos seres humanos.
“Primeiro tubarão mako é registrado vivo nas águas urbanas do Rio de Janeiro. O animal foi visto entre as Ilhas Cagarras e Ipanema, marcando um registro inédito para a cidade. Conhecido por sua velocidade de até 70 km/h, o mako é um predador essencial para o equilíbrio marinho. Apesar da fama, os riscos de incidentes com humanos são baixos, enquanto a ameaça à sobrevivência dos tubarões é alarmante: cerca de 80 milhões são mortos anualmente. Preservar essas espécies é essencial para a saúde dos oceanos”.
Andrew contou disse o tubarão avistado é do sexo feminino e costuma nadar mais em alto mar.
“Esse animal, uma fêmea, não tem costume de nadar próximo da costa e tampouco atacar pessoas. Nesses vídeos mostramos que podemos estar no mesmo ambiente sem risco um para o outro, animal que deve ter o seu devido cuidado como qualquer animal que necessita de respeito, nós temos mais risco para os tubarões principalmente por redes de pesca do que eles para gente. Foi um presente da natureza para nossa escola”.