Sem informações há 15 dias, a mãe de Bianca Freitas de Hasse, de 8 anos, que desapareceu com o pai no dia 1º de março, vive angustiada pela falta de notícias sobre a filha e comentou sobre o caso nesta quinta-feira (20). O poder Judiciário decretou a prisão de Anderson Rafael Hasse, suspeito de sequestro e cárcere privado.
Bianca foi vista pela última vez com o pai na região do Morro de Baú, em Ilhota, em Santa Catarina. Por meio de nota à Itatiaia, a Polícia Civil (PC) confirmou que o pai é suspeito do sequestro e estaria planejando a ação há pelo menos três meses e que o motivo seria a perda da guarda da criança.
“O motivo seria a perda da guarda dela e um suposto abuso cometido pelo avô materno contra a criança, conforme depoimento de amigos e familiares, que não acreditavam que de fato ele concretizasse a promessa. Anderson dizia que, se não sumisse com a filha, mataria o avô materno. Esses fatos foram apurados em inquérito policial e atualmente estão em trâmite no Poder Judiciário”, disse a PC.
Mariana de Freitas, mãe da menina e ex-companheira de Anderson, com quem foi casada há 10 anos, falou sobre o desespero de não ter a filha e sobre as mentiras criadas pelo ex-companheiro.
“Está cada dia pior. Estou tentando manter a serenidade, mas é bem difícil. Eu não sei onde ela está. Enfim, eu tento manter a calma, mas está bem difícil”, disse ela emocionada em entrevista a Patrícia Poeta, nesta quinta.
Segundo a mãe da criança, a polícia foi comunicada sobre o desaparecimento após a filha não ser encontrada durante a saída na escola.
“Eu me dei conta de que ela desapareceu no dia 5, porque durante aquele final de semana do Carnaval era a semana dele. O Anderson a pegou no dia 28 e ia devolvê-la no dia 5, na escola. Porém, eu só fui me dar conta no final do dia, quando fui buscar ela e saiu todo mundo, menos a Bianca”, continuou.
Ainda segundo Mariana, ela tentou entrar em contato com Anderson, mas o celular dele não completava a ligação. O advogado do suspeito foi acionado, além da mãe e do irmão, que afirmou que não via Anderson desde o dia primeiro de março.
Mariana contou também que, após a separação, o pai de Bianca criou uma obsessão pela criança.
“Eu esperava qualquer coisa dele. Conversando com psicólogos e tudo, eu acho que ele já tinha essa obsessão por mim e, depois que pedi o divórcio, ele criou essa obsessão pela Bia”, revelou.
Pai vendeu instrumentos musicais e carro antes de fugir
A polícia também confirmou à reportagem que o pai da menina usou o dinheiro de um empréstimo e venda de instrumentos musicais e do carro para fugir.
“Descobriu-se que Anderson vinha desfazendo-se de seus bens de maior valor (carro e instrumentos musicais) e também realizou um empréstimo bancário para financiar sua empreitada criminosa, arrecadando mais de R$ 60.000,00, quantia que foi sacada de suas contas bancárias”, disse.
Por fim, a polícia não descarta a possibilidade de ele estar fora do estado ou até mesmo do país com Bianca. Após parecer favorável do Ministério Público, a prisão de Anderson foi deferida pelo Poder Judiciário pelo prazo de 30 dias.
Cronologia dos fatos:
- Anderson e Bianca foram vistos pela última vez no dia 1º de março, com várias malas e instrumentos musicais.
- No mesmo dia, o homem disse ao motorista que um amigo o buscaria para irem até Blumenau e, de lá, seguiria com colegas de trabalho para a cidade de Piratuba passar o feriado de carnaval. No entanto, seus colegas negaram ter programado esse passeio.
- Conforme apurado pela polícia, além do planejamento da fuga, Anderson está se valendo da “alienação parental” como forma de manipular a criança. Essa prática já vinha ocorrendo há meses e foi um fator determinante para a perda da guarda de Bianca.