A Polícia Federal apreendeu, na última quinta-feira (13), mais de uma tonelada de barbatanas de tubarão que seriam vendidas clandestinamente para consumo em países asiáticos.
O material foi encontrado em um depósito clandestino de peixes em Itapemirim, no Espírito Santo. Três homens, dois brasileiros e um chinês, foram presos em flagrante durante a operação.
Segundo a PF, do total apreendido, 363 quilos pertencem a espécies ameaçadas de extinção. O grupo atuava na secagem, acondicionamento e preparação das barbatanas, que são usadas em pratos servidos em restaurantes de alto padrão.
As barbatanas já estavam prontas para serem exportadas para fora do país, armazenadas em condições insalubres. O material foi encaminhado ao aterro sanitário para destruição, devido às condições impróprias para consumo ou reaproveitamento.
Os investigados responderão por associação criminosa, contrabando e crimes contra a fauna. Além disso, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) aplicou sanções administrativas e multas ambientais aos responsáveis.
*Sob supervisão de Felippe Drummond