PF apreende mais de 1 tonelada de barbatanas de tubarão contrabandeada no ES

Material seria contrabandeado para consumo em restaurantes de alto padrão em países asiáticos

Do total apreendido, 363 quilos pertencem a espécies ameaçadas de extinção

A Polícia Federal apreendeu, na última quinta-feira (13), mais de uma tonelada de barbatanas de tubarão que seriam vendidas clandestinamente para consumo em países asiáticos.

O material foi encontrado em um depósito clandestino de peixes em Itapemirim, no Espírito Santo. Três homens, dois brasileiros e um chinês, foram presos em flagrante durante a operação.

Segundo a PF, do total apreendido, 363 quilos pertencem a espécies ameaçadas de extinção. O grupo atuava na secagem, acondicionamento e preparação das barbatanas, que são usadas em pratos servidos em restaurantes de alto padrão.

Leia também

As barbatanas já estavam prontas para serem exportadas para fora do país, armazenadas em condições insalubres. O material foi encaminhado ao aterro sanitário para destruição, devido às condições impróprias para consumo ou reaproveitamento.

Os investigados responderão por associação criminosa, contrabando e crimes contra a fauna. Além disso, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) aplicou sanções administrativas e multas ambientais aos responsáveis.

*Sob supervisão de Felippe Drummond

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.

Ouvindo...