Ouvindo...

Dengue: Butantan anuncia que vacinação não irá ocorrer em 2025; entenda

A previsão do Butantan é de fornecer um milhão de doses neste ano; e totalizar a entrega de 100 milhões de doses em 2027.

A previsão do Butantan, é de fornecer um milhão de doses neste ano.

O Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou o início da produção de sua vacina contra a dengue, a Butantan-DV. No entanto, apesar desse avanço, a imunização em massa da população brasileira ainda não ocorrerá em 2025.

A principal dificuldade está na ampliação da produção para atingir uma escala de centenas de milhões de doses. Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, embora o Butantan já tenha iniciado a fabricação, ainda não há previsão para uma vacinação em larga escala neste ano. "É fundamental esclarecer que, independentemente da aprovação da Anvisa, a produção precisa alcançar um volume adequado para atender a população”, destacou. O anunciou foi feito na última quarta-feira (22).

De acordo com previsões do instituto divulgadas em dezembro, a expectativa é fornecer um milhão de doses ainda em 2025, com uma meta de entregar 100 milhões de doses até 2027.

Antes de serem distribuídas, as doses precisam ser aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que está analisando a documentação submetida pelo Butantan. Após essa etapa, a vacina também será avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para inclusão no programa nacional de imunização.

Leia também

A Butantan-DV será aplicada em dose única e, conforme apontam estudos clínicos, apresenta “excelente eficácia”, segundo a ministra da Saúde. Enquanto a vacina não está disponível em larga escala, o governo reforça a importância das medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.

Ainda em Brasília, Nísia Trindade reuniu-se com representantes de conselhos, instituições de saúde, especialistas e membros da sociedade civil para discutir estratégias de combate à dengue e outras arboviroses.

Na próxima semana, antes do retorno das aulas na rede pública, os ministérios da Saúde e da Educação relançarão iniciativas do programa Saúde na Escola. Presente em 96% dos municípios brasileiros, o programa busca transformar as escolas em espaços livres da dengue. Entre as ações planejadas estão campanhas de conscientização, mobilização das comunidades escolares e a aplicação de inseticida de longa duração nas instalações educacionais para combater o Aedes aegypti.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.