Ouvindo...

Governo federal quer investigação especial sobre caso de PM que jogou homem de ponte em SP

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo afastou das ruas 13 policiais militares envolvidos na ocorrência

Vídeo mostra policial jogando homem de cima da ponte durante abordagem em SP

O governo federal quer uma investigação especial sobre o caso do policial militar flagrado jogando um homem do alto de uma ponte, em Diadema, na Grande São Paulo.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania vai acionar a Secretaria de Segurança Pública paulista para que o caso seja apurado com celeridade. A pasta quer que seja designado um delegado especial e a Corregedoria da Polícia Militar para a adoção das medidas cabíveis.

Em nota, a pasta classificou a ação como “estarrecedora” e disse repudiar “qualquer ação de agentes do Estado que extrapolem suas atuações enquanto servidores públicos a serviço de todos os cidadãos e cidadãs brasileiras”.

Leia também

“O abuso de poder de policiais militares de São Paulo (SP), na madrugada dessa segunda-feira (2), permitiu que o Brasil acompanhasse a estarrecedora imagem de um agente do 24° Batalhão da PM, da cidade de Diadema, na Grande SP, arremessar um cidadão de uma ponte”, diz o ministério, em nota, emendando:

“Causa mais indignação aos defensores de direitos humanos que este não é um episódio isolado, e que somente a gravação do vídeo possibilitou o conhecimento público desta truculência policial.”

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo afastou das ruas 13 policiais militares envolvidos na ocorrência. A vítima é um jovem de 25 anos que trabalha como entregador. Segundo a família, ele sofreu ferimentos no rosto.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.