O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quinta-feira (19) que os nove governadores e os outros dois vice-governadores que participaram da reunião, no Palácio do Planalto, concordaram que os incêndios florestais, que atingem diversas regiões do país, foram provocados por criminosos.
Em coletiva de imprensa, após o encontro, que também contou com outros cinco ministros, Rui Costa destacou que os governadores defenderam o aumento das penas para quem provocar incêndios criminosos.
“O que ficou claro para todos, pela extensão e pela ocorrência simultânea, em áreas diversas, em distâncias muito grandes, parece algo sincronizado, na mesma hora, no mesmo dia, em regiões distantes até 400 km uma da outra, todas começam a tacar fogo na mesma hora. Fica claro o caráter criminoso”, argumentou o ministro.
Rui Costa revelou que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que também participou da reunião, deve apresentar uma proposta de endurecimento das penas na sexta-feira (20).