Desde terça-feira (4) moradores de Belo Horizonte e da região metropolitana têm queixado da cortina de fumaça que atinge a região. Em vídeos feitos pela Itatiaia é possível ver que em regiões mais altas da cidade a concentração de poluentes é menor, mas em localidades mais baixas a fumaça é tanta que dificulta até a visualização de casas e prédios do local.
Leia mais:
Tempo seco em BH: veja dicas importantes para manter a saúde em dia Tempo seco e poluído: saiba como proteger crianças e bebês e evitar doenças respiratórias BH amanhece esfumaçada e com forte cheiro de queimado; veja previsão desta quarta (4)
Já nas imagens do satélite do NOAA (National Oceanic e Atmospheric Administration) e da Nasa divulgadas nesta quarta-feira (4) é possível ver que há um grande corredor de fumaça se deslocando da região norte para região Sul do Brasil. Além disso, na região mineira é possível ver uma mancha esbranquiçada, menos intenso do que a do corredor, mas que também corresponde a fumaça na atmosfera. Confira abaixo:
Incêndios em Minas Gerais
Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) entre segunda-feira (2) e esta quarta-feira (4) foram registrados 964 focos de queimadas em Minas Gerais. O Estado está entre os cinco mais castigados pelo fogo nesse período de seca - a última ocorrência de chuva na capital mineira foi em 18 de abril.