A próxima semana marca a passagem do mês de julho para o mês de agosto e, também, uma virada no tempo.
De acordo com o Metsul, uma forte massa de ar frio vai atingir partes do Brasil, principalmente a região Sul, no início da semana de 29 de julho. Mais para o fim da semana, uma massa de ar muito quente chega ao país e deixará as temperaturas mais altas.
Frio
O maior impacto será no Rio Grande do Sul que, segundo o instituto, poderá ter temperaturas em torno de 5ºC ou menos já nesta segunda-feira (29).
O Inmet emitiu alerta de frio intenso e corrobora a previsão. Segundo o Instituto as quedas de temperatura podem ser de mais de 5ºC, o que causa perigo às populações. Esse alerta foi emitido neste domingo, 28, às 13h40 e vale até as 7h do dia 30 de julho, terça-feira. Todas as regiões afetadas estão no Rio Grande do Sul:
- Sudoeste Rio-grandense,
- Sudeste Rio-grandense,
- Metropolitana de Porto Alegre,
- Centro Oriental Rio-grandense,
- Centro Ocidental Rio-grandense.
Leia também:
Previsão do tempo: após 101 dias de seca, saiba quando deve voltar a chover em Belo Horizonte De chuva à clima seco: veja a previsão do tempo de Belo Horizonte para os próximos dias Com a previsão de frio intenso veja como proteger os pets
Geada
As baixas temperaturas podem causar geada em algumas partes da região Sul do Brasil, segundo a previsão da Metsul. Na terça-feira, 30, o amanhecer no Rio Grande do Sul próximo à fronteira do Uruguai pode ser de temperaturas negativas, como -2ºC ou -3ºC.
Calorão
A partir do meio da semana, após o dia 30, está prevista a chegada de uma massa de ar muito quente, que deixará a temperatura mais alta e forte calor à tarde, principalmente no sul do Brasil. Em contraste com as temperaturas próximas de zero do início da semana, o calor pode chegar a 25 graus no Rio Grande do Sul.
Para a maior parte do país, o ar seco vai trazer baixa umidade relativa do ar e também calor, segundo a previsão do Inmet. Também neste domingo o Instituto emitiu alerta de baixa umidade para 21 estados do país, incluindo Minas Gerais. O calor pode favorecer os incêndios em vegetações e áreas de conservação além de fazer mal à saúde.
O alerta vale até o início da noite desta segunda-feira.