A Penitenciária I de Franco da Rocha, em São Paulo, registrou uma rebelião de presos no fim da manhã deste sábado (20). De acordo com informações da CNN Brasil, as autoridades paulistas informaram que o motim já foi controlado. Não houve reféns e nenhum preso se feriu.
Cerca de 60 familiares de presos e funcionários estavam na penitenciária no momento da ação, segundo relatos de testemunhas à PM de São Paulo. Além da Polícia Militar, também atuaram o Grupo de Intervenção Rápida, que é formado por agentes penitenciários, e o Corpo de Bombeiros de Cajamar, cidade vizinha.
Leia também:
PMs de SP são investigados por vídeo cantando música que exalta o Massacre do Carandiru: ‘Lá só tinha lixo’ PM faz nova operação na Cracolândia, em SP, e prende 6 foragidos
Os bombeiros informaram que os presos se reuniram no pátio central do presídio e atearam fogo a colchões para protestar. O fogo foi controlado, sem vítimas.
Motivação
A razão para a rebelião ainda não foi divulgada. Em imagens registradas pelo helicóptero da Globo em São Paulo é possível ver os presos no telhado das unidades e também queimando colchões no pátio.
A nuvem de fumaça preta pode ser vista de longe. Ao portal g1, a Secretaria de Administração Prisional (SAP) de São Paulo disse que o fogo atingiu dois pavilhões e que os danos causados estão sendo avaliados.
A Itatiaia entrou em contato com a SAP-SP e aguarda retorno.
*Com informações da CNN