Um meteoro iluminou o céu e fez a ‘noite virar dia’ por alguns segundos em alguns estados do Nordeste, na madrugada deste sábado (13). O fenômeno pode ser visto em cidades do Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte.
Imagens da câmera de segurança de um posto em Conceição do Canindé, no Piauí, mostram o clarão no céu e até que a imagem fosse distorcida pela luz do corpo celeste.
“O meteoro que causou esse clarão é classificado como bólido, um tipo de meteoro extremamente brilhante. Esse fenômeno ocorre quando um fragmento de rocha ou metal do espaço entra na atmosfera terrestre em uma velocidade altíssima, queimando devido ao atrito. Essa claridade intensa é causada pela vaporização do meteoro, que libera uma grande quantidade de energia luminosa”, explicou o professor Alexandre de Castro Maciel, do Departamento de Física da Universidade Federal do Piauí em entrevista à CNN.
Além do clarão no céu, moradores também relataram tremores em suas casas. De acordo com o professor, os tremores aconteceram devido ao som que entrou na atmosfera com a queda do meteoro, considerado raro.
‘Esse fenômeno pode ser parte da chuva de meteoros Delta Aquáridas. O pico dessa chuva está previsto para ser observado no dia 31 de julho, mas esse fenômeno já poderia ser observado a partir da madrugada de sábado (13)’, ressalta Maciel.
Em Tamboril, no Ceará, milhares de pessoas viram a
*Sob supervisão de Marina Borges.